a saga continua: 6ª noite - 99% de sucesso

Ontem peguei o Fabrizio às 17:20 na creche. Normalmente ele dorme logo depois da janta da creche, por volta das 16:00. Quando chego para buscá-lo, às 17:00, ele sempre está dormindo. Por isso deixei para chegar mais tarde ontem para ele dormir tudo. Porém ontem ele dormiu super pouco, segundo me contou a professora, não mais do que 20 minutos.
No caminho para casa eu já fui matutando como isso afetaria a rotina pré-sono noturno dele. Bem, se ele não dormiu o suficiente a tarde, vai ficar com sono mais cedo do que de costume. Se dormir perto das 18:00 até que não afetaria a rotina. Mas e se dormisse umas 19:00? Provavelmente na hora da janta em casa (19:30) ainda estaria dormindo. E o banho??? Por outro lado se ele não dormir um pouco vai capotar lá pelas 20:30 e provavelmente vai acordar lá pelas 05:00. Minha cabeça virou um turbilhão.
Bem, tentei fazê-lo dormir às 18:00 e nada. Às 19:30 dei a janta e ele já começou a esfregar os olhos. Já comecei a antever problemas. Inventei brincadeiras mais animadas para mantê-lo aceso. Às 20:30 dei banho, massagem, troca de roupa, mamá, sempre lutando para mantê-lo acordado. Às 21:30 começa os Backyardigans, que ele adora. Assim que terminou a abertura do desenho vi que ele não estava mais aguentando. O coloquei para dormir às 21:36. Ele ficou chorando quando saí do quarto, mas parou em poucos segundos. Voltei ao quarto às 21:40 e ele já tinha capotado. Ele choramingou às 01:17, 03:47 e 06:23, em nenhuma delas em precisei ir ao quarto dele, já que parou quase que instantaneamente. Às 07:00 eu peguei ele no berço (dormindo), dei mamá (dormindo), troquei a fralda (dormindo) coloquei a roupa (dormindo) e daí fui obrigada a acordá-lo para tomar o remédio, hauahuahauh.
Eu considero essa noite como 99% de sucesso. Vou chegar aos 100% quando ele não der essas choramingadas no meio da madrugada, pois, por mais que eu não precise ir atendê-lo, eu acordo do mesmo jeito e vou sondá-lo para ver se está tudo bem e depois demoro a pegar no sono novamente. Mas eu chego lá!!! Se Deus quiser... Amém.

Que cara de bravo!!!

a saga continua: 5ª noite

Olá meninas,
Já estou aqui para fazer o relato da 5ª noite.
Ontem eu estava ansiosa para ver como seria a noite, já que a rotina do Fabrizio nas terças e quintas-feiras é um pouco atípica. Bem, nesses dois dias eu trabalho até às 20:30 e ele fica com a Vovó Marilda.
A Vovó e o vovô cuidam bem direitinho dele. O problema é que eu consigo chegar lá para buscá-lo apenas às 21:10 (são 30km). Quando ele me vê só enxerga dois peitos na sua frente. Até eu dar mamá e a gente seguir para o nosso lar, já passam das 21:30. Outro problema é que, geralmente, ele acaba adormecendo no carro. Esses fatores comprometem toda a rotina pré-sono. É por essas e outras que eu e o marido achamos melhor eu sair desse emprego (e ficar só com o outro emprego).
Bem, ontem a sogra deu a janta dele às 19:00, um pouco mais cedo do que eu costumo dar (19:30 ou 19:40). Peguei ele às 21:10 e NÃO dei mamá. Fomos rapidinho para casa. Às 21:30 dei banho, mais tarde do que de costume (21:00), não lavei o cabelo dele para agilizar o processo. Em seguida fiz a massagem no quartinho aquecido, coloquei a roupa e só então dei mamá. Pelo jeito ele comeu bastante polenta que a vovó Marilda fez, pois ficou numa boa sem mamar todo esse tempo. Isso já eram 22:20. Nos outros 4 dias esses horário ele já estava dormindo. Para não destoar muito no horário de ir para o berço, não brincamos após o mamá. Às 22:25 eu o coloquei no berço e fiz o meu ritual de despedida ("filho, a mamãe está aqui, tá? Mas agora está de noite e é hora de dormir. Te amo. Dorme com Deus", beijinho, carinho nos cabelos, apaguei a luz, saí do quarto e encostei a porta). Ele ficou chorando enquanto eu me retirava do quarto, mas quando eu cheguei na cozinha - cerca de 10 segundos depois - ele já havia parado. Voltei para sondar e ele realmente já havia dormido. Nem pude acreditar. Ele já assimilou que quando ele é colocado no berço e está escuro é hora de dormir.
Mas como nem tudo são flores, essa noite eu experimentei a minha primeira frustração. Às 02:52 ele tossiu seco algumas vezes. Eu fiquei preocupada e corri pegar água. Quando cheguei ao quartinho ele já havia dormido novamente. Mas eu achei melhor dar a água e o acordei. PIOR BESTEIRA QUE FIZ. Ele ficou mal humorado, não quis tomar a água. Dae dei o peito para "molhar" a garganta. Coloquei para dormir 03:03. Ficou chorando. Às 03:08 peguei no colo e ninei (aff... não me xinguem). Saí do quato às 03:15 e ele ficou chorando. Como ele não parou de chorar, voltei às 03:25 e peguei novamente, fiquei balançando e cantando perto do ouvido até que ele dormiu às 03:33. Ou seja, perdemos preciosos 41 minutos de sono por conta da minha estupidez. Vivendo e aprendendo.
Eu demorei um tempão para pegar no sono, já que fiquei bem desperta com toda essa maratona.
Para compensar esse desastre, ele dormiu ininterruptamente até às 07:00 quando o peguei do berço para amamentá-lo e arrumá-lo para a creche. Ele mamou dormindo e permaneceu dormindo enquanto eu trocava a fralda e colocava a roupa, tadinho....

a saga continua: 4ª noite

Olá meninas
Vim fazer o relato da 4ª noite da nova técnica para o Fabrizio dormir a noite toda.
Tivemos ainda mais progressos.
Ontem o André se atrasou e quando chegou na creche o portão já estava fechado. Como na segunda-feira eu não trabalho fiquei com o pequeno o dia todo. Ele tirou uma soneca gigante a tarde: das 16:30 às 19:00. Fiquei impressionada. Ele nunca dorme mais do que 1h nas sonecas diurnas. Por conta disso, estiquei também os horários da rotina pré-sono noturno.
A janta eu dei às 19:40 para dar tempo de fazer a digestão. Dei banho às 21:00, seguido da massagem no quarto. Ele tava ligado no 220, não parava quieto. Então fomos para a sala e brincamos até às 22:00. Dei mamá e quando percebi que começou a ficar sonolento e esfregar os olhinhos o levei para o quarto e apaguei o abajur. Às 22:15 o coloquei no berço, dei beijo de boa noite, fiz carinho nos cabelos, sai e fechei a porta. Ele ficou acordado no escuro mas não chorou. Fiquei sondando nos próximos minutos. Ele dormiu às 22:22, "sem chorar". Não estou nem acreditando...
Às 02:22 ele soltou um chorinho, e foi o único. Acho que era algum sonho. Não precisei me levantar. Vejam que ele pulou a acordada da meia-noite e pouco.
Ele soltou um novo chorinho (único) e eu nem olhei no celular que horas eram, já que parou instantaneamente. Acho que era outro sonho.
Às 06:07 chorou mais um pouco e parou. Dessa vez eu levantei e fui ao quartinho e o peguei para dar mamá. Antes ele acordava às 05:00. Já aumentamos 1hora. Amanhã pretendo dar o mamá só às 07:00 para, enfim, chegarmos aos 100% de sucesso.

rumo às noites de sono ininterruptas

Meninas,
Vim aqui para contar o quanto eu estou feliz com os resultados das novas estratégias para fazer com que o Fabrizio durma a noite toda.
Eu assisti a um vídeo da psicóloga infantil debora Moss, e até comentei aqui.
Eu descobri um segundo vídeo, com outra família e simplesmente parecia que estavam contando a minha história. Nesse outro programa, a criança tinha 1 ano e tb mamava no peito, detalhe: a noite toda.
As dicas da especialista foram semelhantes ao outro caso: jantar mais tarde (19:00 ou 19:30), banho, massagem, e deixar a criança no berço aind acordada.
Pois bem, na sexta-feira comecei a aplicar a técnica e estou impressionada com os resultados.

1ª noite - 24/08 - sexta-feira
O Fabrizio jantou às 19:30 e tomou banho às 20:30. Aqui já fiz uma alteração na rotina: ao invés de trocá-lo no banheiro mesmo (sobre a pia, tampada com a minha tábua de carne de vidro, que só uso para isso, e toalhas de banho para deixar fofo), enrolei ele em duas toalhas e mais a coberta e o levei para o quartinho dele. Lá já havia deixado apenas a claridade do abajur e música de ninar tocando. Fiz uma massagem bem gostosa nele. Em seguida vesti e dei mamá. Isso já era 21:00. Ele não demonstrou estar com sono, então fomos para a sala e aproveitei para fazer inalação com soro nele, já que o clima está muito seco.
Ás 22:00 o coloquei no berço. Ele chorou por quase 20 minutos. Nesse período fui ao quartinho dele 3 vezes, sempre falando com tom suave que a mamãe estava ali mas que era hora de dormir. Às 22:17 ele finalmente dormiu. Fui lá olhar e ele tinha adormecido de joelhos sobre o ursinho de pelúcia, ai que dó. Eu o arrumei e voltei para o meu quarto.
Às 01:24 ele acordou. Fui ao quarto e o coloquei deitado, falei que a mamãe estava lá e que era hora de dormir, e saí. Ele chorou até às 01:24, até que dormiu novamente. Não retornei ao quarto nesses 20 minutos.
Às 05:00 o Fabrizio começou a tossir (tipo garganta seca). Então eu o peguei no berço e dei um pouco d´água. Dei mamá e às 05:15 ele voltou para o berço. Ele abraçou o travesseiro e adormeceu sem manha nenhuma.
Para finalizar a noite de progressos, ele acordou definitivamente às 07:50.
Durante o dia de sábado, nas sonecas, repeti a técnica.

2ª noite - 25/08 - sábado
A minha luta continuou no sábado. Tivemos o niver do Davi e por isso acabei dando a janta do Fabrizio mais tarde, às 20:00. Dei banho às 21:15 e depois fiz a massagem no quarto dele e dei mamá. Logo ele começou a "pescar". Então o deitei no berço e dei uma chupeta. Ele ficou mordendo a dita cuja por uns minutos e dormiu sem chorar nem um segundo, às 22:00.
Acordou 00:40. Fui ao quarto e dei boa noite em voz bem suave e fiz carinho nos cabelos dele. Chorou menos de 5 minutos e dormiu novamente.
Acordou novamente às 02:35 resmungando. Fui ao quarto e fiz a mesma coisa. Ele adormeceu em menos de 2 minutos.
Acordou às 05:24. Eu o peguei e dei mamá por 10 minutos e o coloquei no berço. Ele dormiu instantaneamente.
Às 07:20 ele despertou.

3ª noite - 26/08 - domingo
Passamos um dia de domingo só nós 3: eu, o André e o Fabrizio. Fomos na pista de skate do condomínio e assistimos o papai levar vários tombos. A noite dei continuidade à minha saga.
Às 19:40 dei a janta, às 20:30 o banho, seguido da massagem no quarto e coloquei uma roupa bem quentinha. Dei mamá às 21:50 e cinco minutos depois o levei para o berço, já que ele começou a pescar. Ele ficou brincando no berço. Dormiu às 21:58 "sem chorar". Não conseguia me aguentar de felicidade.
Acordou 01:12 e dormiu em poucos minutos sem que eu precisasse ir ao quarto.
Às 03:02 acordou de novo. Esperei 1 minuto para ir ao quarto. Fiz o de sempre e sai em seguida. Ele chorou até às 03:06 e dormiu.
Ás 05:19 acordou novamente. Decidi esperar 3 minutos para atender, mas ele dormiu antes disso.
Às 05:46 acordou. Esperei 3 minutos e resolvi dar o mamá. Dei 5 minutos em cada peito e o coloquei novamente no berço. Chorou por 10 segundos e dormiu.
Às 07:15 eu o acordei para prepará-lo para ir à creche. Ele foi para a creche mas voltou embora, já que o André chegou atrasado e o portão já estava trancado...
Até aqui eu já estou muito feliz. Apesar de o Fabrizio estar acordando em média 3 vezes durante a madrugada, nos intervalos ele dorme tranquilo. Só o fato de eu ter liberdade para virar para ambos os lados, de bruços, ou seja, ficar na posição mais confortável para mim, já foi possível dormir com maior qualidade depois de quase 10 meses.
O meu próximo objetivo é cortar o mamá das 05:00, já vou tentar esta noite.
Além disso, nas acordadas que ele dá de madrugada, vou esperar por 3 minutos antes de ir atendê-lo.
No livro Nana Nenê, os autores dizem que o bebê demora de 3 a 5 dias, em média, para se acostumar à nova rotina. Alguns bebês demoram mais, até duas semanas.
O meu objetivo final é fazer com que o Fabrizio durma das 22:00 às 07:00 ininterruptamente. Estou mais descansada e bem esperançosa.

Bebês que não dormem a noite toda

Eu continuo com a minha saga para fazer o Fabrizio dormir a noite toda...
Vou iniciar contando como o problema começou...
Quando fomos morar no nosso apartamento o Fabrizio estava com 20 dias (até então estávamos na casa da minha mãe até a liberação do apê). Nessa época não tinhamos sofá. Além disso, eu não comprei (por falta de R$) a tal da poltrona de amamentação. Em razão disso, quando o Fabrizio acordava de madrugada para mamar eu tinha duas opções: sentar na cadeira, no puff ou na cama do casal. Até recorri ao puff nos primeiros dias, mas isso acabou com as minhas costas. Então optei por amamentar na cama, sentada. Na medida em que os dias foram passando e a exaustão chegando, passei a amamentá-lo deitada. Tinha noite que ele dormia com o peito na boca e eu acordava umas 2 horas depois com o peito de fora e o lençol todo molhado de leite. E foi assim que ele "se mudou" para o nosso quarto, mais especificamente para a "cama do casal", já que o quarto não comporta o berço. Eu dormia muito mal, em cima de um dos braços. No dia seguinte acordava toda dolorida. Não demorou para chegarmos à conclusão de que a cama não acomodava nós três de forma confortável. Então eu inverti o jogo: me mudei para o quarto do meu filho. Por favor não me xinguem, já basta o ódio que eu tenho de mim mesma... Ele até dormia no quarto sozinho, mas na primeira acordada eu saia da minha cama e dormia com ele no colchão no chão do quartinho. Ou seja, seis por meia dúzia.
Meu outro erro foi amamentar em livre demanda. Ás vezes nem era fome o motivo do choro, mas era só dar uma reinadinha que lá ia o peito pra boca. Resultado: não pegou chupeta e passou a "chupetar" o peito.
Se arrependimento matasse...
Com 5 meses e meio o Fabrizio foi para a creche. Eu achei que ele iria sofrer muito por conta dos vícios. Mas me surpreendi. Ele come de tudo na creche (menos a mamadeira) e dorme nas sonecas com horários pré-fixados pela creche. Mas em casa não houve melhora: continuou querendo peito quando está com sono e acordando várias vezes durante a noite.
Eu comprei o livro Nana Nenê, do Gary Ezzo e Robert Buckmann, e li inteirinho. As dicas ali contidas são ótimas, mas para quando se está grávida ou com um bebê recém-nascido. Acho muito complicado de aplicar a técnica em bebês já cheio de "vícios".
Nem preciso dizer que hoje, 9 meses depois do nascimento do meu filho, eu estou um bagaço da laranja.
Ja tentei de tudo. Uma noite fiz um verdadeiro ritual: amamentei, dei banho com chá de camomila, dei chá de erva doce após o banho e coloquei para dormir. Acordou várias vezes a noite.
Segunda-feira eu assisti um vídeo no you tube. É um programa chamado "doces sonhos". A pediatra acompanhou uma família com dois filhos. A caçula, com 6 meses, dormia no quarto do casal e acordava diversas vezes a noite. Ela concluiu que, como a bebê jantava na escolinha às 15:30, ela sentia fome durante a noite. Assim, recomendou que a mãe desse o jantar às 19:30.
Na segunda-feira mesmo decidi tentar novas estratégias. Passei a dar uma segunda janta às 19:30. Banho às 20:30. Mamá (peito) às 21:00 e dae ele adormece no peito. Calma, sei que ainda está errado mas tem que ser uma coisa de cada vez. Coloco no berço desmontável (no quarto dele). Lá pela meia-noite ele acorda e dou o peito e ele dorme de novo (tb está errado). Coloco novamente no berço e vou dormir na minha cama. Dae ele acorda às 2h e então eu me mudo para o quarto dele (tb errado) e durmo com ele no colchão no chão, mas não dou o peito. Faz 3 noites que estou fazendo isso. O meu objetivo é, primeiro, fazer com que ele pare de mamar durante a madrugada. Fome eu tenho certeza que não é, já que agora ele janta às 19:30.
Ele chora bastante, mas aquele choro meio preguiçoso, mais um resmungo do que choro. Dae fica se empuleirando em cima de mim, fica puxando o meu pijama. Me corta o coração.... mas eu preciso ser forte.
Depois de 3 noites nesse ritmo, eu fui promovida de bagaço da laranja a zumbi moor....
Para ser bem sincera, não sei se terei sucesso, já que tá tudo errado desde o começo, mas preciso tentar para o bem do meu filho, do meu casamento e, principalmente, da minha sanidade mental e física.

9 meses do Fabrizio e demissão do emprego nº 2

Dia 18/08 o Fabrizio completou 9 meses e sexta fomos na Dra. Marlis. Ele está com 9.650Kg e 72cm. Tirando um probleminha de pele, a Dra. Marlis disse que ele está ótimo.
Quanto ao desenvolvimento dele, fiz um resumão: ele fica em pé se agarrando nas coisas desde os 7 meses. Com 7 meses começou a se arrastar pelo chão e com 8 meses a engatinhar. Agora, com 9 meses ele engatinha bem rápido e fica em pé se agarrando no que encontrar pela frente. Quando quer voltar ao chão ele se joga de bunda. Não posso deixar nada que quebre ao alcance das mãos dele, pois adora mexer nas coisas. Ainda não bate palmas. Dá tchau, mas meio descordenado. Não manda beijo. Ele fala "mam", especialmente quando eu saio da vista dele. Ainda está com 2 dentinhos, que sairam com 6 meses.
Ele não dorme a noite inteira. Acorda várias vezes a noite me procurando. Infelizmente não pegou chupeta e nem adotou um "cheirinho", ou melhor, tem sim: "eu" sou o cheirinho dele.
De tão exausta eu e o marido conversamos e, com muita dor no meu coração, achei melhor pedir demissão na faculdade onde dou aula e sou Coordenadora de TCC.
Não estava mais conseguindo dar conta de tanta função: dois empregos, casa, marido e filho. A vida é muito cruel com a mulher. Lutamos tanto para conquistar os mesmos direitos dos homens, mas infelizmente as obrigações não foram redistribuídas. Conseguimos a igualdade na colocação profissional, mas continuamos a ter de lavar, limpar, cozinhar, trocar fraldas, dar banho etc etc etc.
Eu estava me sentindo muito cansada e frustrada por não conseguir dar conta de tudo.
Apesar de estar triste em abandonar meus alunos, estou feliz com a perspectiva do futuro. Terei mais tempo para curtir a primeira infância do meu filho. São momentos que passam rápido e jamais voltam. Quem sabe quando ele completar 3 anos eu volto para a facul.
Sexta-feira, dia 17 eu levei o fabrizio ao parquinho do shopping perto de casa. Não levei máquina mas a Danny tirou várias fotos com a dela. Assim que eu baixá-las no meu note eu posto aqui.
Domingo fomos almoçar no mesmo shopping (eu, André e Fabrizio).
Compramos uma toca e uma bola para ele. Vamos encher a toca com bolinhas.
 
Por hoje é só...
 
Filho, você vale qualquer sacrifício. Te amo!!!
 

Quase 9 meses e muitas novidades

Nossa, fiquei quase 2 meses sem postar, por total falta de tempo. O Fabrizio pegou férias na creche do dia 05 e voltou só no dia 30/07, eu trabalhei ainda no dia 06/07 e voltei no dia 26/07.
Nesses quase 2 meses aconteceram muitas coisas.
As manchinhas brancas na boca do Fabrizio eram mesmo sapinho. Tratei com Nistatina e uma pomada chamada Daktarin. Sarou bem rapidinho.
Um pouco depois ele teve conjuntivite. Lá vai eu novamente marcar consulta com a Dra. Marlis. Ela receitou um colírio chamado Tobrex. Passei uns dois dias e tb sarou.
Já durante as férias ele teve febre por uns dois dias, mesmo medicado com anti-térmico. No dia 10/07 corri para a pediatra e dessa vez era inflamação na garganta. Tadinho, teve que tomar antibiótico pela primeira vez (Amoxil BD). Nesse dia ela aproveitou e fez a consulta de rotina dele para eu não ter que voltar no dia 27/07 (dia da consulta mensal). Com 7 meses e 3 semanas ele estava com 71cm e 9,300Kg.
Nessa época ele já estava se arrastando para pegar objetos e já estava ficando em pé no berço sozinho.
Eu comprei um andador no dia 18/07, dia em que ele estava completando 8 meses. Ele adorou.



Sexta-feira passada, dia 03/08, com 8 meses e meio ele começou a engatinhar (antes só se arrastava). É uma graça. No mesmo dia fomos no aniversário da Alana, filha da minha prima Crislaine. Dia 26 desse mês é o Davi quem já vai fazer 1 aninho (me lembro de quando nós todas estávamos grávidas ao mesmo tempo).
Sábado passado, dia 04/08, fomos pela primeira vez ao parque. Estava um dia lindo. Fomos: eu com o Fabrizio, a Danny com a Nathalia, a Rafa com o Isaac, e a Alana, nossa prima que estava na casa da Danny. Lá encontramos os vizinhos da minha mãe: Debora, Bianca e Bruno. Mais tarde chegou nossa amiga Alessandra com o pequerrunho dela, o Nicolas. Estava muito legal. O Fabrizio demonstrou grande interesse por porcarias: maçã do amor, salgadinho afff... Eu nunca dei essas coisas para ele, mas ele ficava bem louco de ver as pessoas comendo, dae eu dei um pouquinho para ele não ficar com vontade.





Por falar em alimentação, eu não tenho do que reclamar, pois o Fabrizio como muito bem e de tudo. Na creche ele têm um cardápio bastante variado. Até miúdas ele aceita bem (eca, eu odeio moela, fígado e etc).
Ele está terrível... Se agarra no que encontrar pela frente para ficar em pé. Para dar banho tem sido uma luta, pois ele se segura nas bordas da banheira e fica levantando.
Os acidentes tb aumentaram. Um dia coloquei ele na cadeira de descanso no banheiro, enquanto eu tomava banho. Como agora ele tem força no abdome, ele conseguiu erguer o tronco para a frente e, com o peso dele, a base de trás da cadeira levantou e ele tombou para a frente, dando com a cara no boxe do banheiro. Quando eu fui acudí-lo, meti minha canela no murinho que fica embaixo da base do boxe, afff que dor... mas dor maior foi ver meu pequeno com um baita galo na testa. Sábado passado ele caiu da cama. Ontem ele caiu na creche, não sei exatamente como...
Ele é super mexilão. Em casa eu solto ele no disquinho, e ele sai explorando e mexendo em tudo.
Num post anterior eu comentei que ele havia começado a chupar chupeta. Essa alegria só durou 2 semanas. Depois que ele sarou do sapinho não quis mais saber da dita cuja.
Como ele não ficava de jeito algum no berço, eu acabei devolvendo-o para a minha irmã, que doou para uma amiga que está grávida.
Eu levei para a minha casa o berço desmontável que estava na casa da minha mãe. Ele dormiu no tal berço alguns dias, mas no máximo até umas horas da madrugada.
Como eu não aguento essa vida de ficar zanzando noite afora entre o quarto dele e o nosso, e tb não queria mais levá-lo para dormir com a gente, acabei fazendo cama para ele no chão, e assim ele tem dormido desde então. To pensando até em comprar um colchão maior para ficar no quarto dele, já que agora ele se revira todo na cama. Ah, e outra descoberta: ele adora dormir de bruços. Ainda assim, acorda várias vezes a noite resmungando e querendo peito. Eu estou bastante cansada, já que, com a volta às aulas, eu tenho de acordar às 06:4o durante a semana. Estou um bagaço da laranja... mas muito feliz com as doçuras da maternidade....

Mamãe põe a galinha pintadinha para eu assistir, por favor, por favor, por favor....



Olhem só como ele é fissurado na galinha pintadinha:


Olhem o empenho para enxergar...